Cronograma capilar II - Cabelos com Química

Olá queridas,
A princípio, os cabelos com química ficam mais ressecados pelos inúmeros processos como colorações, escovas progressivas, alisamentos, relaxamentos e outras técnicas. Esse tipo de cabelo, geralmente, sofre dos três principais problemas que são falta de hidratação, perda de muitos nutrientes não só pelo processo em si, mas também pelo uso constante de secadores e chapinhas. O resultado é um cabelo sem vida, que precisa ser reconstruído fio a fio.

Cronograma capilar para os cabelos com química, o passo a passo

Para os cabelos com química, o passo a passo, inclui na primeira semana hidratação, nutrição e reconstrução. Na segunda semana, nutrição, hidratação e nutrição. Na terceira, hidratação, nutrição e reconstrução. Na última, hidratação, hidratação e nutrição. Sempre respeitando um tempo de dois dias para cada uma das etapas.
1º semana hidratação nutrição reconstrução
2º semana nutrição hidratação nutrição
3º semana hidratação nutrição reconstrução.
4º semana hidratação hidratação nutrição

Cronograma Capilar Hidratação

Sabe qual é o principal indício de que um cabelo está desidratado? É o arrepiado e dificuldade dos fios em reterem a água. Eles secam rapidamente e ficam com a aparência palha. O resultado pode ser queda e quebra das madeixas. Por isso, a hidratação é tão necessária no cronograma capilar porque, através de produtos hidratantes os cabelos vão recuperar a reposição hídrica, tão necessária para a sua beleza.
  • A princípio, em algum momento da vida, os seus cabelos vão precisar de hidratação, mesmo se não passaram por qualquer tratamento químico. Tudo porque as variações do clima – é sempre bom lembrar que nosso cabelo é o escudo do couro cabeludo contra os nocivos raios solares –, a acidez da água de lavagem, com cloro, e as agressões como fumaça e outros componentes que estão no ar, podem levar os cabelos a perderem água.
O estresse da vida moderna e também a utilização de medicamentos de forma constante podem provocar desidratação nos cabelos. Por isso, esse é um dos processos primordiais do cronograma capilar.
  • Muitas pessoas se perguntam se existe um modo correto de hidratação. Sim, existe. Em primeiro lugar, shampoos e condicionadores devem ter essa especificidade, de hidratar, para complementar a máscara de tratamento. E, ao passar o produto nos cabelos, é preciso utilizar uma técnica que se chama enluvamento. Nela, os fios são separados por mechas e o creme é repassado diversas vezes em cada mecha, passando as mãos repetidas vezes de cima para baixo. Essa açao ajuda os cabelos a reterem todas as substancias da máscara.
E nunca se esqueça de algumas dicas para que a hidratação fique perfeita. A água do chuveiro nunca deve ser quente, porque tudo o que pode ocorrer é uma irritação no couro cabeludo e o surgimento das temidas caspas. E por mais que seja tentador deixar um pouquinho do produto nos cabelos após o tratamento, esse pode ser um erro que vai resultar em cabelos pesados e também oleosos.

Cronograma capilar nutrição

Não por acaso o sinônimo de nutrição significa alimentar, sustentar, revigorar. É exatamente isso que essa parte do cronograma capilar vai fazer aos seus fios, alimentar os cabelos do que eles mais precisam quando estão muito porosos, ressecados e sem vida. Ao acabar de fazer a hidratação, se não houver uma nutrição que reponha todos os lipídios perdidos pelos cabelos – que são os óleos, as ceramidas, em poucos dias, os cabelos ficarão com o mesmo aspecto que estavam antes do primeiro tratamento.
A nutrição pode ser feita de duas maneiras. A primeira é com óleos como o de girassol, o de coco, e manteigas como a de karité, de cupuaçu, de manga e tantas outras. A segunda é com cremes específicos que contenham todas essas substâncias.
  • O processo é bem fácil e se parece com o da hidratação. Se for passar óleos e manteigas, separe os cabelos por mechas e passe em cada uma delas.  Pode-se ficar de 30 minutos a uma hora e depois enxaguar com condicionador até retirar todo os resíduos do óleo dos cabelos.
No caso das máscaras, faça o mesmo processo realizado durante a hidratação e enluve os fios pacientemente. O tempo de ação do produto vai depender do que é indicado pelo fabricante. Depois é só fazer o enxague de todo a máscara.

Dica:

Para tornar sua máscara ainda mais nutritiva, misture um pouco de óleo vegetal à quantidade costumeira da máscara.
Recomendo óleo de Coco e/ou Azeite de Oliva Extra Virgem.

Cronograma Capilar Reconstrução

Essa é uma das partes mais importantes do processo porque ela complementará a hidratação e a nutrição, com a completa restauração dos fios. Quando qualquer pessoa passa por uma reconstrução capilar, o que ela está fazendo é repor a massa perdida dos cabelos através da queratina, aminoácidos e ceramidas. Há dois meios de fazer essa reconstrução, mas somente um deles é indicado se a escolha for pelo tratamento em casa.
  • O primeiro é comprar a queratina líquida e aplicá-la em casa. Não indicamos esse método porque, em primeiro lugar, é preciso ter certo conhecimento sobre a qualidade das queratinas hoje encontradas no mercado. São diversas as marcas e se o produto não for de boa qualidade, pode causar o efeito contrário. O que você quer, ao fazer a reconstrução, é repor essa substância em seus cabelos, não é mesmo?
  • Mas é preciso saber exatamente a quantidade, porque o efeito pode ser o excesso, que endurece os fios e tiram o brilho e também a maleabilidade. Se a escolha for por queratina líquida, nossa indicação é que seja acompanhada por um profissional. Mas, atualmente, existem diversas boas máscaras no mercado que contêm a quantidade necessária para que a reconstrução seja perfeita e seus cabelos voltem a ficar lindos e nutridos. Um bom motivo para comprar esse tipo de produto é que ele vem com todas as indicações de como passa-lo nos fios e o tempo de permanência nos cabelos. Alguns podem indicar secar os cabelos ou passar chapinha para fixar a queratina. Se possível, só utilize o secador. Os fios vão agradecer.




Comentários

Postagens mais visitadas